Menu principal

28 abril, 2011

Os Ms: Memória e Motivação

Por Flaviana Souza


Eu acho bárbaro como a motivação está ligada de alguma maneira com tudo o que acontece ao nosso redor e vice-versa. Às vezes eu penso: será que terei assunto para escrever toda a semana? Sim, porque sempre tem alguma coisa que leva (motiva)m a outra. Faço um curso de Fotografia e Memória toda quarta-feira e descobri ai mais um tema para compartilhar com vocês: Memória!


Arrisco afirmar que a memória é a principal fonte de motivação do ser vivo. Quando treinamos um cachorro para realizar truques, geralmente usamos algum petisco, que motiva o cão a repetir o comando. Conosco acontece algo semelhante. Nos motivamos por uma memória passada ou futura (histórias inspiradoras).


Um exemplo recente de força de motivação que a memória proporciona é o Tsunami no Japão, com suas conseqüências e superações. O povo japonês (infelizmente) teve que se habituar a superar enormes catástrofes em pouquíssimo tempo (bombas atômicas, terremotos...) e isso fez com que eles desenvolvessem uma cultura de organização e superação admiráveis por todo o mundo. Então a ligação que se pode fazer é que o passado gerou um aprendizado cravado na memória que por sua vez é colocado em prática sempre que necessário. O resultado é que em um mês após o desastre, várias ruas já foram refeitas, casas reconstruídas, enfim, o país já está se reerguendo e sempre de maneira organizada, enquanto nós esperamos anos para taparem o buraco daquela rua do bairro. Este é um dos maiores exemplos de motivação relacionada à memória cultura que podemos fazer referência atualmente, mas com certeza não é o único.


Tsunami

Se você acha que nada te motiva, que nada faz sentido, feche os olhos, entre em uma cápsula do tempo, pare em qualquer momento da viagem que encontrará em algum determinado acontecimento a força de motivação que tanto precisa.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...