Menu principal

31 março, 2011

A fórmula da motivação

Por Flaviana Souza

É muito comum vermos ex-jogador, ex-político, ex-treinador, ex-ginasta, ex-modelo, ex-tudo, quando se aposenta virar palestrante sobre motivação e as empresas pagam caro por uma palestra deles. E por quê?

            Todos nós nascemos motivadores, querendo ou não, sabendo ou não. Foi a motivação que nos fez aprender a andar, a motivação que nos ensinou a andar, a motivação nos fez estudar, tá, mas e os que não estudaram? Bom, algo os motivou a não estudar, seja a necessidade de trabalhar para ajudar a família ou até mesmo a necessidade de se aventurar pelos mundos obscuros. Enfim, a motivação está em tudo o que fazemos, em tudo o que somos.

            Não é diferente com os novos palestrantes motivacionais. Aliás, tem uma diferença sim, a motivação deles os levou para um destino de vitórias públicas, o que os fazem conhecidos e desperta interesse sobre suas histórias. E é nesse ponto que eu quero chegar, ninguém é tão ruim que não possa ser um exemplo para alguém. Até mesmo aquelas pessoas que encontram-se no mais profundo estágio de depressão. Todos tiveram seus inúmeros momentos de motivação bem sucedidos. Eu mesma, nunca me imaginei escrevendo sobre tal assunto, muito menos que meus textos pudessem de alguma maneira ajudar alguém e hoje vejo que é exatamente isso que acontece.

            O que eu quero dizer é que na verdade não é necessário buscar palavras que lhe motivem, buscar textos, buscar conselhos, a verdadeira motivação está dentro de cada um e não segue uma receita como a de bolo, se fosse assim, com certeza seria mais fácil. Mas cada um deve buscar dentro de si o que é preciso para que algo se realize, ou simplesmente motivos para continuar seguindo.
            Se ajudar, segue o pensamento de Abraham Maslow sobre o assunto:

“O homem se motiva quando suas necessidades são todas supridas de forma hierárquica:

- Auto-realização
- Auto-estima
- Sociais
- Segurança
- Fisiológicas”

            Nunca esqueça, a verdadeira fórmula da motivação está escondida dentro de você mesmo. Busque-a e beba!




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...