Menu principal

24 março, 2011

Emprego ruim é tão negativo quanto o desemprego

Por Flaviana Souza

Tenho uma mania boa, acredito eu, de xeretar a Folha de São Paulo e o Estadão todo dia de manhã antes de fazer qualquer coisa. E na terça-feira da semana passada, 15 de março, saiu uma matéria muito interessante sobre um estudo australiano referente a ligação da qualidade do emprego com a saúde mental das pessoas. Eu queria escrever algo acerca do assunto, mas a matéria está tão completa que resolvi apenas transcreve-la para As Operárias. Espero que apreciem.

“SÃO PAULO - Um estudo australiano mostrou que ter um emprego ruim, que paga mal e tem pouco suporte, é tão negativo quanto ser desempregado. Os resultados foram obtidos a partir de uma pesquisa anual feita no país.
Ayrton Vignola/AE

De acordo com o estudo, para uma boa saúde mental não basta ter emprego, tem que gostar dele. Foram considerados os dados de pessoas de várias idades e a conclusão foi de que um bom emprego está associado a uma boa condição física e mental. Por isso, além de avaliar a diferença entre aqueles com empregos e os desempregados, os pesquisadores foram mais longe e observaram o quanto a qualidade do trabalho pode influenciar na qualidade de vida destas pessoas.
Aqueles quem tinham emprego, mas não se sentiam satisfeitos com ele demonstraram um declínio na saúde mental com o passar do tempo.

Para se ter uma ideia deste impacto, conseguir um emprego após um período parado melhora a saúde mental em 3 pontos, de acordo com uma escala desenvolvida na pesquisa. Já conseguir uma vaga considerada ruim se mostrou mais danoso do que permanecer desempregado, fazendo com que a houvesse uma perda de mais de 5 pontos na mesma escala.

Além dos benefícios próprios de alguém com um emprego, como o salário, trabalhar ajuda no convívio com outras pessoas ao conferir ao trabalhador um papel na sociedade. A construção de amizades e o aproveitamento do tempo com o trabalho também são considerados como benefícios que ajudam a manter uma boa saúde mental.”
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...