Menu principal

03 março, 2011

Ajudando um amigo a encontrar sua Inteligência

Por Flaviana Souza

Um amigo muito querido (profissional de alto escalão, com uma quantidade mais que invejável de diplomas de faculdades, MBAs e mestrados, dono de um QI elevadíssimo) está passando por uma fase ruim e me pediu para escrever sobre Inteligência Emocional e resolvi atender ao seu pedido. Fui buscar mais informações para dividir aqui no blog e encontrei um artigo interessante do qual tirei alguns dados que fazem parte desse texto que estão lendo.

Tem no mercado um livro do psicólogo Daniel Goleman chamado “A Inteligência Emocional”. O livro conta que em um de seus estudos foi verificado que a maior diferença (90%) entre as pessoas com desempenho pessoal e profissional de sucesso e as que têm um desempenho mediano está relacionada às competências comportamentais e não aos conhecimentos adquiridos no ambiente escolar.

A Inteligência Emocional é justamente a junção dessas competências que têm cinco componentes formadores essenciais para o sucesso pessoal e profissional. São eles:

Autopercepção – que é a capacidade das pessoas conhecerem a si próprias, em termos de seus comportamentos frente às situações de sua vida social e profissional, além do relacionamento consigo mesmo.

Autocontrole – ou capacidade de gerir as próprias emoções, seu estado de espírito e seu bom humor.

Auto-motivação – capacidade de motivar a si mesmo, e realizar as tarefas e ações necessárias para alcançar seus objetivos, independente das circunstâncias.

Empatia – habilidade de comunicação interpessoal de forma espontânea e não verbal, e de harmonizar-se com as pessoas.

Práticas sociais – capacidade de relacionamento interpessoal e de trabalho em equipe.

Conforme apontam os mais diversos estudos sobre o assunto, desenvolver o QE (quociente emocional) se faz necessário, pois, está intimamente ligado a realização pessoal, profissional e na felicidade do ser humano.

O truque para aprender a trabalhar com o QE consiste em ter experiências repetitivas. Logo, é necessário identificar quais são seus pontos fracos e depois concentrar-se neles até desenvolvê-los. É preciso identificar as oportunidades diárias e praticar os pontos em desenvolvimento.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...