Menu principal

03 fevereiro, 2011

Você flanou hoje durante seu café?

Por Flaviana Souza

A última publicação da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios apresenta uma curta entrevista com Norbet Alter, Ph.D. em sociologia, especializado em processos de inovação e de mudanças nas empresas, autor de vários livros como “Donner et Prende: la coopération em entreprise” e professor da Universidade Paris-Dauphine. O assunto em pauta é a necessidade de espaço dentro das empresas para que os funcionários possam flanar.
            Flanar nada mais é do que explorar as redes de relacionamentos pessoais (não confundir com as famosas mídias sociais online que estão em alta hoje), as conversas durante o café, entre um telefonema e outro, nos corredores e assim por diante. A des-taylorização (racionalização do trabalho) não é reconhecida pelos líderes por não ser mensurável e não render lucros diretamente, mas não deixa de ser imensamente importante. É através desses momentos de espairecimento que os funcionários compartilham idéias que serão úteis para eles próprios e seu desenvolvimento profissional dentro da empresa e também para alavancar os projetos da instituição.
            O que o sociólogo quer transmitir é que para que as pessoas tenham um bom rendimento e eficiência, é preciso de cooperação e esta só é alcançada quando se apóiam um no trabalho do outro, por isso os momentos para flanar são tão válidos.
            Bom, acho que está na hora de tomar um cafezinho. Não está?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...