Menu principal

10 fevereiro, 2011

Conserve o balde e acenda a chama

Por Flaviana Souza



Diferente do que costumo fazer, dessa vez acho que assistir ao vídeo antes do texto seja uma boa alternativa. É curto, gostoso de assistir, esclarecedor e tem uma música “pra cima”. Ótimo para começar o dia, a tarde ou até mesmo terminar o dia.

PAUSA PARA O VÍDEO!

É lógico que muito do que “descobrimos” hoje na verdade já é conhecido há muito tempo. Simplesmente damos uma reformulada, alguns ajustes, novas nomenclaturas e pronto, temos um novo conceito. Coaching nada mais é do que ensinar a pescar em vez de dar o peixe. É fazer com que as pessoas busquem e encontrem o melhor de si. O profissional de coaching é apenas um mapa que mostra todos os pontos existentes, cabe a cada um explorá-los.

Tem uma frase ótima de William Butler Yeats que define bem tudo o que está sendo apresentado: “Educar não é encher um balde, mas acender uma chama”. Muitas vezes parece mais prático fazer e mostrar como foi feito do que dar sugestões e deixar que as pessoas descubram como encontrar a solução. Isso se deve ao momento atual em que vivemos, a correria do dia a dia, a falta de tempo e até mesmo as mídias sociais que por muitas vezes consomem as relações pessoais e as transformam em virtuais, quando se compartilham conhecimentos já mastigados sem acender no outro o anseio pela busca.

Doe um pouco mais de si para ajudar ao próximo. Vamos encontrar juntos um caminho, vamos fazer novas descobertas, crescer sem a sensação de estarmos sempre dependendo dos outros. Precisamos, sim, de apoio, mas pequeno, pois o resultado final a nós deve pertencer.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...