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15 fevereiro, 2011

Como transformar a venda em experiência de consumo?

Acostumado a surpreender-se com novas tecnologias, o consumidor não quer mais entrar em uma loja, falar com o atendente e provar um produto. Agora, espera viver experiências interativas. Quer tocar na vitrine e ver holografias, torpedos, vídeos e tudo sobre o que a marca tem a oferecer. Pisar no chão e interferir no ambiente. Entrar no provador e se sentir único. Se toda essa tecnologia digital estimular os cinco sentidos, melhor ainda. Vários estudos e pesquisas mostram como visão, audição, olfato e paladar influenciam o comportamento de compra.

Como o consumidor toma suas decisões:

  • 83% Visão
  • 11% Audição
  • 3,5% Olfato
  • 1,5% Tato
  • 1% Paladar
Os equipamentos e as estratégias podem acalmar e distrair um cliente impaciente com a demora. Ou instigá-lo a investir em produtos que ele, de início, não compraria. Essa ferramenta já é popular nos Estados Unidos e começa a tomar as vitrines brasileiras.


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