Menu principal

27 janeiro, 2011

Façam mais amigos

Por Flaviana Souza

Há um tempo, não muito distante, para se conseguir um bom emprego, ou um simples emprego, era preciso ter no currículo uma ótima formação e experiência, mas hoje... Hoje você precisa ter amigos!

Nunca o QI esteve tão na moda. Mas o que é importante ressaltar é que a sigla mudou de significado, atualmente o QI nada mais é do que Quem Indica, ou seja, de quem você é amigo. Sim, hoje as suas amizades são essenciais para o mercado de trabalho. Junto com a alteração do significado do QI veio uma palavrinha estrangeira: networking. E o significado desta pode ser resumido em uma frase, quanto maior sua rede de contatos, maior a chance de conseguir uma boa colocação profissional.

A experiência e formação ainda têm um grande peso na escolha do profissional, mas as amizades dão um empurrão maior. Faça o teste, mostre o currículo de algum amigo seu para seu chefe, mas não revele que é seu amigo. Veja a reação dele, depois, conte que faz parte do seu networking. A diferença é nítida. Não é garantia de contratação, mas com certeza o currículo será estudado com outros olhos.

Por isso, façam mais amigos!

Para ilustrar, encontrei um vídeo esclarecedor e o mesmo tempo divertidíssimo que aborda o assunto. Trata-se de um trecho da entrevista com o administrador de empresas e escritor Max Gehringer no programa Jô Soares. 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...