Menu principal

20 dezembro, 2010

Você é o que você come

Uns concordam, outros discordam e alguns nem se deram o trabalho de pesquisar sobre o assunto.
Não. Se você comer Kibe todo dia, você não ficará com a pela esburacada. Nem vegetariano é amarelado porque come muita verdura! O buraco é (muito) mais embaixo.
Segundo Richard Wrangham, antropólogo da Universidade de Harvard, “Somos humanos porque cozinhamos nossos alimentos”. Ele defende que a base da evolução do Homo Sapiens é a descoberta do fogo.
Mas por que o fogo?
Simples. A partir deste momento foi possível cozinhar alimentos, tornando-os mais fáceis de serem mastigados, digeridos e, claro, menos infectados por bactérias.
Wrangham aproveita para destacar em seu livro “Pegando Fogo – Por Que Cozinhar Nos Tornou Humanos” as diferenças entre o chimpanzé e o ser humano, onde o primeiro possui duas vezes o tamanho da boca do segundo, estômago maior e cérebro menor. Para se ter uma idéia, a nossa caixa craniana tem 1400 cm³. Já a dos Chimpanzés, cerca de 400 cm³.
Deve ser exatamente por estas diferenças que o antropólogo afirma que a solução para a evolução da nossa espécie está na forma que nos alimentaremos.
Aqueles filmes utópicos onde os atores se alimentavam de pílulas energéticas está cada vez mais próximo. E hoje, para me garantir, vou almoçar em uma churrascaria.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...