Menu principal

21 dezembro, 2010

Um por todos! Todos por um


Estamos acostumados a reconhecer a generosidade em gestos grandiosos como o de Bill Gates, fundador da Microsoft e um dos homens mais ricos do planeta, que doou 29 bilhões de dólares à instituição de combate à pobreza que fundou com a mulher, Melinda. Mas não deixa dúvida de que a generosidade pode ser praticada mesmo por quem tem pouco ou quase nada – e de várias formas, muito além de dar bens que sobram. Como contar histórias para crianças num hospital, incentivar a solidariedade na empresa que lideramos e ajudar a fazer dela um dos melhores lugares do mundo para trabalhar, como fazer as pessoas rirem sem pedir nada em troca.

“Generosidade é a capacidade de compartilhar e proteger a vida. Podemos doar coisas materiais, mas também a amizade, o amor, a lealdade, um beijo, o ouvido para uma conversa”. Atitudes? Muito simples, como ser atencioso com o estranho que lhe pergunta? Onde fica aquela rua, ter paciência com o filho, relevar o mau humor do colega, reconhecer com um elogio um trabalho bem-feito ou fazer a gentileza de parar o carro para a moça cheia de sacolas para atravessar a rua, também é generosidade. E, indo além, doar dinheiro, tempo, trabalho e conhecimento, em um voluntariado ou no dia-a-dia, também. Não importa a ação – só aprender que “fazer o bem é bom e faz bem”.

Parece uma obviedade. Mas é só olhar ao redor para perceber que, apesar de tantas possibilidades que temos de fazer algo pelos outros, a generosidade é artigo em falta. Você tem medo de sair da fila do banco para preencher um papel e perder o lugar? Acha o ambiente profissional hostil, com os colegas sem disposição para trabalhar em equipe? Irrita-se com a falta de consideração das pessoas no trânsito, que não dão passagem nem para sair da garagem? Fica chateado se não vê seu esforço reconhecido? Provavelmente você tem outros exemplos de como a ausência da generosidade deixa a vida mais estressada. E talvez sinta que as coisas estão cada vez mais difíceis. Está certo: nem sempre foi assim.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...