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07 dezembro, 2010

Marcas apostam em “atos de gentileza aleatórios”

Recentemente o trendwatching divulgou uma lista com as 11 tendências cruciais sobre consumidores para 2011. Uma das premissas do report aponta que a melhor maneira de uma marca investir o seu dinheiro no próximo ano é apostar em atos de gentileza aleatórios.

Para a marca, uma séria e sincera ação de “R.A.K.” (Random Acts of Kindness) pode não fazer com que ela pareça algo menos artificial ou inflexível, mas pode criar a imagem de carismática e compassiva.

Uma dessas iniciativas que foi precursora da tendência é o bem comentado projeto “Pepsi Refresh Everything”, no qual a Pepsi incentiva as pessoas a enviarem idéias que de alguma maneira sejam positivas para temas como saúde, artes/cultura, alimentação/moradia, o planeta, comunidade ou educação.

As idéias selecionadas entraram para votação popular, e as mais votadas são financiadas pela Pepsi, dependendo do tamanho do projeto ou do impacto. É a forma mais direta que a marca encontrou de contribuir diretamente para o seu público.

A atualização e visualização constante de redes sociais por parte dos consumidores pode ser um facilitador para o ato de “falar bem” da marca. Ao colocar no facebook que acabou de ter uma surpresa positiva proporcionada por tal marca, a pessoa divulga a ação instantaneamente para todos os seus amigos – e possíveis consumidores em potencial.

As atitudes como essas são inovadoras, porque são inesperadas. Afinal, as pessoas engajadas nesse tipo de iniciativa não estão acostumadas a receber incentivo ou aproximação de uma marca global. Mas elas precisam perceber que a ação é realmente sincera, e não algo forçado. Uma barreira que, se ultrapassada, garante à marca não só consumidores, mas defensores e admiradores.

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