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26 julho, 2010

Motivar/premiar com dinheiro ou com produtos?

Da Série "Colocando Ordem no Formigueiro"

Nossos funcionários e/ou equipe de vendas produzem mais - e isto é um fato estatístico -
quando possuem metas para cumprir e recebem bonificação ao concluí-las.

O problema é que muitas Empresas estabelecem uma ótima meta, colocam na ponta do lápis quanto teriam que produzir para poder premiar e render mais, mas oferecem dinheiro à equipe.

Errado?

Depende do ponto de vista. Na minha opinião, existem formas melhores de motivar.

O premiado quando recebe sua bonificação em dinheiro coloca dentro de sua carteira ou conta corrente. Então, as dívidas do cheque especial, comida de casa, entre outras necessidades da pessoa são pagas pelo bônus que recebera. E acredite: muitas vezes ele não se dá conta disso, ou seja, não vê o valor real de haver ganhado um presente da Empresa que trabalha.

Imaginemos que esta mesma pessoa tenha recebido um televisor ao invés de dinheiro . Ela namora o produto durante o processo de metas, recebe-o e se sente valorizado. Leva seu prêmio para a casa e toda sua família comemora com ele. Três anos depois, a televisão vai continuar no mesmo local e, subconscientemente, ele lembrará que esta televisão foi fruto de um trabalho intenso, presente dado por uma Empresa que valoriza seus funcionários. O mesmo acontece com uma viagem conquistada pelo premiado. As fotos, as lembranças do momento... todos interligados com a Empresa e o valor próprio da pessoa.

Então, pergunto-lhes: Como você premia seus funcionários/equipe de vendas e por quê?
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