Menu principal

13 julho, 2010

Ele encontrou motivação para poder fugir da guerra

Da série: "Colocando Ordem no Formigueiro"











Existe uma grande diferença entre “incentivar” e “motivar”.

 
Grande parte das pessoas usa a palavra “motivação” de forma equivocada. A motivação é algo pessoal e intransferível, já o incentivo e a premiação dependem de terceiros. A sua motivação te levará a atingir algum objetivo pré-estabelecido.
Pode parecer um pouco rude nos comparar à cães, mas assim como acontece em adestramento de cães, onde o animal recebe uma recompensa quando termina uma tarefa bem-sucedida, os seres humanos são recompensados após cumprir um objetivo. Esta premiação não precisa ser necessariamente algo material, ela pode ser também status, fama, família, qualidade de vida, etc.
Motivação é a razão pela qual a pessoa deseja vencer os seus desafios. Por exemplo, o corredor Michel Jazy, que quebrou uma série de recordes, decidiu trabalhar duro e ser um dos melhores do mundo para fugir da guerra da Argélia. Sua motivação: sobreviver. Sua recompensa: a vida. Ora, se uma guerra estourasse e houvesse 90% de chance de eu ser convocado, acredite, eu bateria o recorde do Michel Jazy. E falando em recordes, por que será que os números nunca param – nem pararão – de serem atingidos? Simples, assim: As metas foram criadas para serem batidas.

Qual é a sua meta, o que te motiva e qual será sua recompensa?

3 comentários:

Vitor disse...

Muito bom o texto. Conseguiu explicar de uma maneira bem clara a diferença. Não conhecia a história desse corredor, mas serve como referência para todas as pessoas que, de uma maneira ou de outra, só 'querem' ultrapassar os obstáculos impostos ao longo da sua trajetória.
Pode parecer discurso de "world peace", mas oq mais me motiva nessa vida é ser feliz. Com isso, creio que a minha maior recompensa é ver as pessoas que estão ao meu redor sorrirem! Acredito que, se a pessoa não estiver em paz consigo masma, será impossível fazer o bem ao próximo.
Estou certo?
Abraços as operárias! :-)

Operária Milena disse...

Se todos se motivassem como você, Vitor, o mundo estaria melhor! Seu fator de motivação é coletivo, não tem nada de individualista. E o mais legal nisso tudo é que a vitória de alguns incentivam a massa!
Recordes demoram a ser batidos, e quando são logo são ultrapassados. Isso porque o ser humano precisa de desafios, e a ideia de que "um outro alguém fez acontecer" nos incentiva e nos transmite a percepção de que tudo é possível!
Tudo de melhor para vc!
Abs,

Operário Rodrigo disse...

Como no ditado que diz: "Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez".

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...