Menu principal

31 maio, 2010

A motivação como ferramenta de crescimento

A motivação é capaz de impulsionar a sua vida e fazer com que um nível superior de excelência seja apenas o começo na sua trajetória profissional.


motivação
(motivar + -ção)
s. f.
1. Acto! de motivar.
2. Exposição dos motivos.

A motivação deve ser vista como um processo contínuo e não apenas trabalhada momentaneamente, é preciso que as pessoas entendam como são importantes para o negócio e como as atividades que exercem têm papel fundamental no dia-a-dia corporativo. Não basta somente oferecer benefícios e prêmios para manter as pessoas motivadas, é indispensável que a empresa transmita a cada colaborador que ele faz parte de algo maior e que sua contribuição é única e fundamental.
Quando o colaborador enxerga dentro de si, qual é o propósito daquilo que está fazendo, sua atitude muda, seu desempenho melhora e ele se torna mais produtivo.
O mais importante é que o colaborador saiba para qual caminho a empresa está seguindo. É preciso que o colaborador entenda qual é a sua missão e onde ele se encaixa dentro da visão da empresa. Todos os seres humanos são movidos por necessidades que precisam ser satisfeitas, e uma das principais necessidades é a de significado.
A automotivação é a capacidade da própria pessoa em se manter motivada em sua profissão. Nesse caso, os elementos que influenciam o grau de automotivação de cada um é a existência de um projeto de vida curto, médio e longo prazo. Há uma grande tendência dos brasileiros de não planejar o futuro. Quem não sabe o que quer e onde pretende chegar terá dificuldade em manter a motivação. Por outro lado, quem tem um planejamento para a vida, sabe que certas atividades profissionais e empregos são apenas etapas necessárias na caminhada rumo a um objetivo maior e tem mais facilidade para manter-se motivado mesmo em situações difíceis.
Um dos principais papéis do líder dentro das organizações é proporcionar possibilidades para satisfazer seus liderados, já que este é um caminho para aumentar a motivação e os resultados e atingir o sucesso em todos os níveis.
Cabe aos gestores das empresas entenderem mais do ser humano para poderem alavancar a sua equipe de trabalho. Ficam muito tempo focados em relatórios metas a serem alcançadas e acabam deixando de lado o fator mais importante que vai fazer com que estas metas sejam cumpridas, as pessoas. Muitas vezes as pessoas perdem a direção e acabam tendo a produtividade comprometida. Por esta razão, o motivador deve estar sempre por perto indicando o melhor caminho, afinal, as pessoas correm atrás de sonhos e sucesso e esperam ajuda para isto, que pode vir do gestor.
O Consultor Gilberto Wiesel aconselha que se mantenha o clima da equipe cada vez mais pra cima; um primeiro passo é se envolver mais com o colaborador, tenha paciência e o ensine a tê-lo também no dia-a-dia, saiba falar e ouvir, aproveite tudo isto para também aprender e tirar proveito desta relação de troca, afinal, ninguém pode dizer que é o dono da verdade sempre! Como fechamento gostaria de deixar algumas dicas para pensar e colocar em prática, pois pessoas motivadas são capazes de remover qualquer obstáculo:

· Acredite nas pessoas, faça-as entenderem que isto é verdadeiro;
· Dê oportunidade para que elas se manifestem, ouça suas opiniões, coloque em prática sua idéias, mesmo que isso no primeiro momento lhe pareça absurdo;
· Preocupe-se com os problemas delas, problemas são passageiros, nada é para sempre. E afinal, quem não têm?
· Crie um clima de amizade e comprometimento. Isto só será possível se você realmente mostrar por gestos e atitudes diários que ouve o que ela tem para dizer;
· Sorria muito, pois o sorriso contagia as pessoas;
· Renove-se sempre, pois oferecer ao outro o melhor de nós é fundamental;
· Adote a postura desarmada, pois ela transforma as relações pessoais e de trabalho em convivência harmônica. A harmonia produz cumplicidade!
· Crie o sistema de associação familiar, convidando a família do colaborador para conhecer a empresa e as tarefas desempenhadas. Esta atitude resulta no apoio e maior compreensão. Justificam a ausência diária e ensinam os filhos a importância do trabalho!
· E finalmente, entenda que nada é mais importante do que adotarmos uma postura de aprendiz. O tempo pode ser o nosso mestre! Ele entende muito sobre estratégias de motivação.
(Gilberto Wiesel é Consultor de empresas, Conferista, Empresário, Escritor, Agropecuarista. Graduado em Administração de Empresas. Especialista em motivação com formação em Qualidade Total)

Campanhas de Incentivos, premiações, promoções geralmente têm um período para começar e terminar, com isso podem até mudar algumas coisas em curto prazo, mas a mudança consistente acontece no longo prazo.
Além dos programas tradicionais como campanha de incentivo, palestras motivacionais, algumas empresas têm investido em levar os funcionários para treinamentos vivenciais outdoor, utilizando esportes radicias, arvorismo, entre outros, para despertar o trabalho em equipe, liderança e criatividade. Passar por uma experiência emocional pode ajudar a pessoa a superar limites que ela desconhecia, trazendo um novo nível de habilidade que vai ajudá-la a dar uma contribuição maior à empresa.
A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta para medir a satisfação interna, mas a melhor forma de avaliar a satisfação interna é acompanhar o dia-a-dia de cada pessoa.
Outra ferramenta eficaz é o Marketing de Incentivo, ele tem ajudado muito a equilibrar a questão resultado x motivação, uma ferramenta que engloba campanhas de incentivo, endomarketing, fidelização, programas de relacionamento, eventos, viagens entre outras ações que permitem, dentro de uma relação custo/benefício, para atingir os objetivos da empresa. Sustenta o tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. É uma ferramenta que agrega valor aos participantes, partindo-se da premissa que informação é a maior de todas as motivações. Quem tem informação tem mais segurança, confiança, auto-estima e essa é a maior de todas as motivações. Cada vez mais a motivação das pessoas envolvidas com o negócio contribui para o sucesso empresarial.

“Entre um sonho e um projeto realizado, há muito, muito trabalho. As chances de Sucesso aumentam bastante se esse trabalho seguir uma estratégia e for realizado por pessoas qualificadas e motivadas”
Henrique Meirelles – presidente do FleetBoston Global.
Fonte:

Rh.com.br – Motivação: por onde devo começar? Por Fernando Oliveira
Administradores.com.br – Motivação: algumas estratégias são infalíveis para levantar sua equipe. Por Gilberto Wiesel
Administradores.com.br – A motivação como ferramenta de crescimento. Por Israel Crisóstomo
RHPortal – Estratégias para empresários motivarem sua equipes . Por Gilberto Wiesel
Portal do Marketing – Marketing de Incentivo - Ferramenta para motivar vendedores. Por Jorge Medauar
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...